Relatório de Efetividade 2017-2018
O Relatório de Efetividade 2017-2018 consolida os principais resultados do BNDES relativos aos projetos apoiados no biênio sob a perspectiva de monitoramento e avaliação.
A publicação prioriza indicadores de eficácia dos projetos apoiados, mas também reúne indicadores tradicionais de desempenho, como desembolsos e número de empresas financiadas. O relatório traz ainda resenhas de avaliações de efetividade realizadas internamente, em parceria e por instituições e pesquisadores externos ao Banco concluídas no biênio.
Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)
A participação das MPMEs no desembolso cresceu de 27% em 2015 para 45% em 2018, atingindo recorde de participação no volume de desembolsos do BNDES. Em 2017, 96,8% do total de empresas apoiadas pelo BNDES eram MPMEs. No biênio, foi concluída a avaliação de efetividade sobre o Cartão BNDES que aponta que seus financiamentos a MPMEs aquecem o mercado de trabalho das microrregiões brasileiras e contribuem para a abertura de novos estabelecimentos.
Energia
Os projetos aprovados no biênio envolvem a ampliação em 10.699 MW da capacidade de geração de energia por fontes renováveis, o que equivale ao consumo médio mensal de todos os domicílios das regiões Norte e Nordeste. O BNDES apoiou 72% da expansão da rede de energia do país no período 2017-2018.
Seis distribuidoras de energia foram desestatizadas em 2018, com base em estudos e processos estruturados pelo BNDES, o que possibilitou a transferência de R$ 9,3 bilhões de dívidas da estatal Eletrobrás para os novos controladores e evitou o repasse de R$ 1 bilhão de dívidas para os consumidores.
Saneamento
Em 2017 e 2018, o BNDES apoiou um relevante ciclo de investimentos em saneamento, totalizando 17 projetos. Os projetos aprovados envolvem 94,8 mil novas ligações de água estimadas, o que permitirá o acesso de 320 mil pessoas ao sistema de saneamento ambiental. Envolvem também 260 mil novas ligações de esgotamento sanitário estimadas, o que possibilitará a conexão de 943 mil pessoas ao sistema. Em resíduos sólidos, os projetos permitem a ampliação de 2.450 t/dia de capacidade de tratamento e destinação de aterros sanitários.
É esperado um aumento na capacidade de captação de água de 145 litros por segundo, um aumento da capacidade de reservação de 16,2 milhões de litros, melhorias na rede de distribuição com 550 km previstos de expansão e substituição de outros 118 km. Aproximadamente três milhões de hidrômetros deverão ser entregues, sendo cerca de 315 mil novas instalações e substituição de 2.689 mil unidades antigas ou obsoletas. Espera-se também um aumento na capacidade de tratamento de esgoto de 2.874 litros por segundo, uma ampliação na extensão de rede, interceptores e coletores de esgoto de quase 2.700 km e a substituição de 136 km de rede.
Saúde
Nos projetos apoiados no setor de saúde, está previsto um aumento de capacidade de produção de medicamentos de 130,5 milhões de unidades prontas para venda por ano. Os investimentos apoiados permitirão a obtenção de 16 novas certificações ou renovações de certificações das empresas produtoras. Também foram aprovados, no período 2017-2018, cinco projetos de investimentos de expansão e modernização de hospitais que buscam disponibilizar 742 novos leitos que não compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) – o que corresponde a 31% do número total adicionado no Brasil – e construir 28 novas salas cirúrgicas. Com os investimentos, espera-se que a capacidade de atendimentos ambulatoriais seja incrementada em cerca de 553 mil atendimentos por ano, que a capacidade de internações seja ampliada em quase 68 mil pacientes por ano e que possam ser realizadas 24,4 mil cirurgias adicionais por ano.
Inovação
Do conjunto total de projetos de cunho inovador aprovados no biênio, são esperados sete novos laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D), totalizando uma área construída de quase 189 mil m2. A maior parte dessa área prevista deve-se à construção de uma pista de testes automotivo de 175 mil m2. As reformas de infraestruturas de P&D também são apoiadas e está prevista a reforma de cinco laboratórios e centros de pesquisa, que totalizam cerca de 3 mil m2. Como resultado do esforço inovativo das empresas apoiadas, espera-se que sejam lançados no mercado 165 novos produtos e que sejam desenvolvidos ou implantados 48 novos processos produtivos. Com os projetos inovadores aprovados pelo BNDES no período, estima-se gerar vinte depósitos de patentes de invenção e sete patentes de modelo de utilidade e registros de desenho industrial.
Meio Ambiente
Em 2017 e 2018, os projetos de restauração florestal apoiados pelo BNDES viabilizaram a restauração de 2.466 hectares de vegetação, distribuídos nas diversas técnicas. Estima-se que as restaurações apoiadas tenham capturado cerca de 247,5 mil toneladas de gás carbônico equivalentes da atmosfera, o que corresponde à emissão de 34 dias dos automóveis na cidade de São Paulo, a maior do país. Adicionalmente, os projetos do Fundo Amazônia capacitaram 5,3 mil pessoas para a prática de atividades econômicas sustentáveis e 85 unidades de conservação foram beneficiadas com infraestrutura, gestão e proteção territorial.
Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis
Em 2017 e 2018, os projetos apoiados preveem 28,4 mil hectares em expansão de canaviais e 91,5 mil hectares em renovação de canaviais para produção de açúcar e etanol. Adicionalmente, com os projetos apoiados, espera-se ampliar em 228 MW de potência a geração de energia elétrica por biomassa.
Na produção de grãos, foram aprovados 24 projetos em 2017 e 2018 relacionados a armazenagem, a produção de rações e a processamento de soja, que abarcam reforma de 63 armazéns de produtos agrícolas, aumento da capacidade de armazenagem de 943 mil toneladas de grãos, aumento de capacidade de produção de rações em 322 mil toneladas por ano e aumento da capacidade de processamento de soja de cerca de 1,9 milhão de toneladas por ano.
- Acesse aqui o Relatório de Efetividade 2017-2018:português| inglês.
- Solicitar exemplar impresso
Veja outras edições
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|