17 de janeiro de 2007
BNDES financia com R$ 46 milhões maior shopping center da Região Sul
· Serão criados 6.400 novos empregos diretos em Curitiba
· Investimento total do projeto vai chegar a R$ 110 milhões
O projeto prevê a criação de 1.150 empregos durante a construção do empreendimento e outros 6.400 quando o novo shopping center de Curitiba entrar em operação, dos quais cerca de 6 mil empregos serão nas lojas e os restantes 400 no condomínio, incluindo administração, segurança, limpeza e manutenção.
Dimensões - Situado no bairro Portão, na zona centro-sul da capital paranaense, e ocupando um terreno de 43 mil m², o Palladium Shopping Center Curitiba terá uma área bruta locável de 58 mil m² e será o maior shopping center da Região Sul, com 182.400 m2 de área construída.
O empreendimento, que inclui a construção de uma torre comercial, abrigará 356 lojas, distribuídas por quatro pavimentos. Terá uma praça de alimentação com 1.300 lugares sentados e um estacionamento de 2.800 vagas, que permitirá rotatividade de até 20 mil carros/dia.
O projeto atraiu a empresa canadense Imax, que exibe filmes em segunda e terceira dimensões, usando telas gigantes, até dez vezes maiores do que as convencionais. Além do salão da Imax, haverá um cinema multiplex, com dez salas de exibição.
Grupo - Constituída em 2002, a Melton Administradora de Bens Ltda. faz parte do grupo Tacla, criado em 1932 pelo empresário Mounif Tacla, pai dos atuais controladores e que atuava no comércio varejista de tecidos e confecções.
Na década de 80, o grupo resolveu diversificar os investimentos e construiu seu primeiro shopping, o Mounif Tacla, em Curitiba. A partir daí, optou por seguir atuando no ramo dos shoppings, desativando, gradativamente, sua estrutura do ramo varejista de tecidos e confecções.
Em 1996 o grupo construiu o shopping Crystal Plaza, em 2000 construiu um shopping no município de Itajaí e, em 2003, outra unidade na cidade de Ponta Grossa, sendo que todos estes empreendimentos estão sob controle administrativo do grupo.
Retomada - Em 2006, o BNDES desembolsou R$ 241 milhões para shopping centers e lojas de departamento, o que revela a retomada do setor, cujos novos investimentos andaram em ritmo lento no período 2003-2004. Além dos empreendimentos já financiados, o Banco tem hoje em análise mais seis projetos para construção de novos shopping centers no País, que somam cerca de R$ 500 milhões em investimentos.
O resultado é fruto, em grande parte, da reativação dos investimentos no setor e da reabertura, em janeiro de 2005, das linhas normais de crédito do BNDES para o segmento de shopping centers.
O chefe do Departamento de Comércio, Serviços e Turismo, Carlos Eduardo Castello Branco assim destaca a importância econômica dos shoppings: “Funcionam como instrumento catalisador de investimentos, como elemento de melhoria do seu entorno e, eventualmente, de recuperação de áreas degradadas, além de serem grandes geradores de empregos e negócios formais e de primeiro emprego”.
Castello Branco observa ainda que, além de centro de compras, os shopping centers são hoje centros de lazer da comunidade, inclusive com a instalação de cinemas, teatros e praças de alimentação.