Fundos garantidores
Os fundos garantidores têm o objetivo de complementar as garantias exigidas pelo agente financeiro para concessão de crédito.
BNDES FGI – Fundo Garantidor para Investimentos
O BNDES FGI é a atual opção do BNDES para concessão de garantia, em operações indiretas, a empresas de menor porte. Ele substituiu, em 2009, o Fundo de Aval - FGPC, que parou de operar.
O BNDES FGI visa facilitar a obtenção de crédito pelo cliente e pode ser utilizado tanto para operações internas, quanto para a exportação. Em todos os casos, sua utilização está limitada ao porte da empresa e ao valor do financiamento.
Conheça:
- Rede de instituições habilitadas a trabalhar com o BNDES FGI
- Linhas de financiamento que podem contar com a garantia do BNDES FGI
FGE – Fundo Garantidor de Exportação
O FGE, fundo vinculado ao Ministério da Fazenda, tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à Exportação (SCE).
O SCE tem por objetivo segurar as exportações brasileiras de bens e serviços contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar as transações econômicas e financeiras vinculadas a operações de crédito à exportação.
FGPC – Fundo de Garantia para a Promoção da Competitividade
O FGPC - Fundo de Garantia para a Promoção da Competitividade deixou de conceder novas garantias a partir de agosto de 2009, tendo sido substituído pelo BNDES FGI.