Exposição "Retratos da Família Brasileira"
Galeria BNDES
Avenida República do Chile 100 (próximo ao Metrô Carioca)
De 27 de julho a 09 de setembro
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 19h
Entrada gratuita.
_____________________
Última Semana - Eventos Especiais:
Dia 5/9 (segunda), às 17h30
O curador José Inácio Parente recebe os visitantes para uma conversa sobre sua coleção, que inclui raridades como daguerreótipos, ferrótipos e outras técnicas antigas de fotografias.
José Inácio é renomado fotógrafo e autor de livros. Sua coleção mereceu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia do Ministério da Cultura. Atualmente é considerada, com a temática e características, a maior e mais bem estruturada no Brasil.
Dia 8/9 (quinta), às 17h30
O fotógrafo e coordenador geral do FotoRio Milton Guran conduz o público para uma visita comentada pela mostra, fazendo um passeio pela história da fotografia e transformações da sociedade brasileira.
Guran tem longa experiência como fotógrafo e estudioso da antropologia visual, com títulos de mestre em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Marselha (França). Foi fundador Agência Ágil de Fotojornalismo, presidente da União dos Fotógrafos de Brasília e fotógrafo do Museu do Índio.
"A Fotografia é uma linguagem compreendida por todos os povos. É testemunha dos sofrimentos, das alegrias e vitórias dos homens, ajudando-os a vencer o espaço e o tempo, perpetuando a imagem e a história dos indivíduos e da humanidade."
José Inácio Parente
Em cartaz no Espaço Cultural BNDES, a exposição Retratos da Família Brasileira, organizada pela Interior Produções, apresenta através de fotografias – cerca de 800 originais da coleção de José Inacio Parente, fotógrafo, psicanalista e curador da mostra – um panorama histórico da família brasileira entre 1850 e 1960. Simultaneamente, observa a evolução da Fotografia durante o mesmo período em nosso país.
Na Galeria BNDES, os visitantes poderão ver fotos feitas por profissionais e amadores, fotógrafos brasileiros (de quase todos os estados brasileiros) e estrangeiros. Em foco, as relações familiares e outros laços sociais. Raras fotografias de índios e retratos trocados por imigrantes com familiares fora do país também revelam nossa composição étnica e cultural: portugueses, italianos, árabes, judeus, chineses, japoneses, poloneses, alemães e africanos impressos na história brasileira.
As fotografias mostram, por exemplo, crianças e casais, trabalho familiar, babás negras e escravos, casamentos, documentação da vida rural e das pequenas cidades, fotos fúnebres impressas em porcelana, famílias na paisagem do Rio Antigo, automóveis e atividades festivas ou de lazer. Tudo isso retratado nos mais diversos métodos de fotografia: daguerreótipos em variados formatos, talbótipos, ambrótipos, ferrótipos, cartes-de-visite, fotografias vernaculares, cópias em papel albuminado, retratos pintados, fotominiaturas, técnicas raras de impressão, negativos e transparências em vidro, fotografias colorizadas, fotocomposições e truques fotográficos de várias épocas, as primeiras cópias e ampliações em papel industrial, além de preciosos álbuns de família do início do século XX.
Além de fotografias, será continuamente exibido o filme “Rio de Memórias”, de José Inácio, em sua versão original em português e nas versões em inglês, francês e espanhol. Também serão disponibilizados ao público terminais para consulta sobre a genealogia das famílias brasileiras e sobre as fotografias da coleção de José Inácio, que possui mais de 10 mil imagens. E, complementando a ideia da exposição, grandes painéis com cenários de época permitirão aos visitantes que se fotografem como antigamente.
Retratos da Família Brasileira transmite, pela seleção de fotografias e textos, sensibilidade e ternura para com as imagens quase inocentes de nossos antepassados. Pretende informar e igualmente promover uma reflexão sobre a evolução social do país e das famílias. Aborda, ainda, o papel da fotografia, bem como sua evolução técnica e artística.
Sobre o curador
José Inacio Parente, curador e organizador da coleção, é renomado fotógrafo e autor de livros. Dirigiu e produziu o filme “Rio de Memórias” sobre a história da Fotografia e do Rio de Janeiro, premiado em vários festivais nacionais e internacionais de cinema. Sua coleção mereceu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia do Ministério da Cultura.
Atualmente sua coleção é considerada, com a temática e características, a maior e mais bem estruturada no Brasil.