Ir para o conteudo
Z7_7QGCHA41LGTPB06G4GPV2H30Q6

dummy Visualizador do Conteúdo da Web

dummy Ações

Iniciativa BNDES Educação Conectada

O Programa de Inovação Educação Conectada, atual Política de Inovação Conectada, foi lançado pelo MEC em 2017 com o objetivo de transformar a realidade das escolas públicas brasileiras por meio da universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. 

Buscando apoiar sua adoção nas redes públicas de ensino e testar modelos mais efetivos de implantação, o BNDES lançou a Iniciativa BNDES Educação Conectada, para convocar estados e municípios a desenvolverem projetos com o uso pedagógico da tecnologia aplicado às suas realidades.

Projetos

A Iniciativa BNDES Educação Conectada teve início em 2018 com a Chamada Pública, que selecionou seis territórios para iniciar esta transformação:


Os projetos territoriais, baseados na integração e no equilíbrio das quatro dimensões estruturantes (visão, formação, infraestrutura e recursos educacionais digitais), visam alcançar, ao todo mais de 12 mil professores e de 162 mil estudantes em 396 escolas, fomentando a incorporação de tecnologias digitais na educação pública.

162 mil alunos 12 mil professores 396 escolas

 

Pilares

A Iniciativa do BNDES disponibiliza apoio técnico e financeiro aos territórios selecionados para a estruturação de seus próprios projetos, observando os conceitos da Política do Governo Federal e de modelos de inovação e implementação da tecnologia digital, para testagem e sistematização, em redes e escolas em diferentes realidades brasileiras, de forma coordenada.

A Política de Inovação Educação Conectada tem como diferencial sua estruturação com base em quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação.


Objetivos

A iniciativa BNDES Educação Conectada busca: 

  • apoiar sua adoção nas redes públicas de ensino dos projetos selecionados;
  • ampliar o conhecimento  sobre o tema educação conectada para melhor planejar, especificar, mobilizar esforços, disponibilizar recursos e otimizar as ações; 
  • testar modelos mais efetivos de implantação, permitindo a aprendizagem para futura escalabilidade, para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assegurando a educação inclusiva e equitativa e de qualidade; e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.


Concepção da iniciativa BNDES Educação Conectada


Trabalho conjunto 

O apoio técnico da Iniciativa é realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), também parceiro do Ministério da Educação (MEC) no Programa e responsável pela assessoria aos territórios, apoiando tecnicamente o planejamento, a implementação e o acompanhamento dos projetos territoriais selecionados no âmbito da Chamada Pública.
 
Com o intuito de operacionalizar apoio econômico integrado, entidades privadas e organizações da sociedade civil foram mobilizadas como colaboradores financeiros e técnicos. Até o momento o BNDES firmou parceria com a Fundação Itaú Social, a Fundação Lemann, a B2W Companhia Digital, a Cisco, a Khan Academy, a Recode e a Educacional Ecossistema.
 
A Iniciativa conta, ainda, com suporte da rede de instituições Observatório Tecnologia na Escola - OTec para acompanhamento de sua implantação e para avaliação externa, identificando fatores de sucesso e o impacto do uso de tecnologias na educação. 
 
O OTec possui o Centro de Excelência e Inovação em Política Educacional da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE FGV) como instituição âncora da rede e que coordena a realização de suas atividades. A rede é composta por Universidades, Institutos de Pesquisa e organizações que produzirão e compartilharão sua produção acadêmica sobre a Iniciativa e sobre tecnologia em educação. 

O monitoramento e avaliação (M&A) da Iniciativa tem dois objetivos principais: 

  • Prestar contas à sociedade (transparência); e 
  • gerar aprendizado, fornecendo insumos para o aprimoramento de sua atuação.

Com acompanhamento de perto da implantação e dos resultados da Iniciativa, as lições aprendidas poderão orientar e inspirar a formulação de políticas públicas sobre tecnologia na educação.
 

Saiba mais

Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Conteúdo complementar
${loading}