TruBudget
O que é o TruBudget?
O TruBudget é uma solução de TI baseada em blockchain, que foi inicialmente criada pelo KfW, o banco de desenvolvimento alemão, para aumentar a transparência na alocação de orçamento em seus projetos de cooperação com países africanos.
Desde janeiro de 2018, o KfW e o BNDES têm colaborado para testar e adaptar a solução para o Fundo Amazônia.
Saiba mais e conheça outras aplicações do projeto TruBudget em www.trubudget.net
Como o TruBudget se aplica ao BNDES e ao Fundo Amazônia?
O TruBudget registra as etapas de um fluxo de trabalho na blockchain.
No caso de uso do Fundo Amazônia, o BNDES usará o TruBudget para registrar o desembolso de recursos aos seus clientes (ONGs, órgãos dos governos federal e estaduais e universidades). De outro lado, os clientes registrarão na ferramenta o recebimento desses recursos.
O efeito do processo é similar à técnica de circularização realizada pelas empresas de auditoria, quando estas enviam uma carta solicitando informações diretamente a terceiros, que sejam fontes de informações externas à entidade auditada, para que confirmem a ocorrência de fatos contábeis ou seus respectivos saldos registrados.
Ao fazer isso, o projeto visa aprimorar a garantia de que os fundos estão sendo aplicados adequadamente por meio do compartilhamento direto e confiável de informações críticas entre as diferentes instituições envolvidas.
Por que usar Blockchain?
O benefício do uso de blockchain é a imutabilidade dos dados (o log dos fluxos de trabalho), melhorando o nível interinstitucional de confiança, pois os dados são compartilhados entre diferentes organizações. Por exemplo, quando um banco de dados tradicional mantido pelo BNDES é usado em vez de blockchain, todas as partes envolvidas (doadores, clientes, agências de conformidade, etc.) precisam ter confiança de que o BNDES está mantendo a integridade dos dados. Com a blockchain, cada instituição que faz parte da rede possui sua própria cópia dos dados sincronizada em tempo real, afastando o risco de fraude por alteração não autorizada.
Qual foi o resultado da prova de conceito do TruBudget?
Em maio de 2018, foi concluída a fase de prova de conceito (simulação de casos de uso em ambiente de testes), envolvendo analistas do KfW Digital Office, do Fundo Amazônia e da Área de TI do BNDES, além de representantes de três instituições clientes: IBAMA, Fundação Amazonas Sustentável e Instituto Ouro Verde.
Muitos fluxos de trabalho foram testados na prova de conceito, e uma oficina presencial envolvendo as equipes do KfW, BNDES e Fundação Amazonas Sustentável identificou que a melhor proposta de valor e melhor relação custo-benefício foi apresentada pelo processo de registro do fluxo de desembolso dos recursos, com a confirmação de recebimento pelo cliente.
Foto: Bernardo Braune - KfW-BNDES Blockchain Workshop realizado no Rio de Janeiro, em maio/2018. Da esquerda para a direita, ao fundo: Jure Zakotnik (KfW), Michael Strauss (KfW), Angela Skaf (BNDES), Piet Kleffmann (KfW), Vanessa Almeida (BNDES), Christian Lauerhass (KfW) , Monique Bendahan (Fundação Amazonas Sustentável), Ítalo Almeida (FAS), Carsten Sandhop (KfW). Em frente: Marcio Onodera (BNDES), José Nogueira (BNDES).
Qual o status atual do projeto TruBudget?
O projeto está em fase piloto, com foco no fluxo de desembolso de recursos. Os pré-requisitos para utilização na produção foram: (i) integração do TruBudget com o fluxo de desembolso do software SAP do BNDES; e (ii) evolução do software TruBudget com base em sugestões de melhoria identificadas na prova de conceito. O piloto em produção está em curso, com escopo limitado de projetos envolvidos. A avaliação dos resultados pode levar o piloto a escalar seu escopo para todos os projetos do Fundo Amazônia que estejam em fase de desembolso.