Fraudes, golpes e problemas frequentes
ATENÇÃO: não existem perfis oficiais do Fundo Amazônia nas redes sociais. Para acompanhar as ações e atividades do Fundo, visite o site oficial ou siga as redes oficiais do BNDES, apresentadas a seguir.
O BNDES recebe, diariamente, muitas denúncias de suspeita de fraude. Conheça as tentativas de golpe mais frequentes e saiba como evitá-las.
Recomendações gerais
Todo e qualquer pedido de financiamento deverá ser feito diretamente ao BNDES ou aos agentes financeiros credenciados.
O BNDES não credencia nem indica consultores ou assessores como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com o Banco, nem com as instituições financeiras credenciadas como repassadoras de seus recursos. Portanto, tenha atenção na eventual contratação de consultoria para auxiliá-lo na tramitação do pedido de financiamento. Há consultorias se utilizando do nome, marca, logomarca ou endereço do BNDES e, ainda, do nome ou CNPJ da Finame (empresa do Sistema BNDES).
Como denunciar?
As denúncias de fraudes ou suspeitas de fraude devem ser encaminhadas à Ouvidoria do BNDES através de formulário eletrônico. Para que a Ouvidoria possa tratar sua demanda de forma adequada é necessário fornecer o máximo de informações a respeito do caso.
Caso prefira, a Ouvidoria do BNDES também está disponível no telefone 0800 702 6307.
Fraude de antecipação de recursos (“Advance fee fraud”)
Um dos tipos mais comuns de golpe é a “fraude de antecipação de recursos”, na qual o golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício. Por exemplo:
- Empresas que utilizam marcas e dados do BNDES sem autorização, com a finalidade de convencer o cliente de sua autenticidade, para vender falsos serviços de consultoria ou de crédito.
- Empresas de assessoria ou consultoria que alegam cuidar da tramitação de pedidos de financiamento junto ao BNDES mas não chegam nem a protocolar um pleito em nome do cliente. Muitas vezes, essas empresas chegam a forjar documentos, como contratos de financiamento falsos, com a finalidade de enganar o cliente.
Como evitar?
O BNDES não entra em contato diretamente com seus clientes ou potenciais clientes para oferecer produtos ou para efetuar cobranças. Recomendamos que o cliente sempre utilize canais oficiais do BNDES para se informar ou para entrar em contato com o BNDES. Em caso de dúvidas, nossa Central de Atendimento está disponível no telefone 0800 702 6337 ou através de formulário eletrônico no endereço. Em caso de operações indiretas, recomenda-se também o contato direto com o gerente da instituição financeira credenciada.
Caso o cliente tenha contratado os serviços de uma assessoria para auxiliá-lo na tramitação do pedido de financiamento (junto ao BNDES ou a uma instituição financeira credenciada), recomenda-se que o cliente sempre acompanhe a real situação do pedido junto ao BNDES ou ao agente financeiro. Entenda como funciona a solicitação de um financiamento ao BNDES.
Como acompanhar pedidos de financiamentos indiretas (por meio de bancos credenciados)
Em operações indiretas, isto é, aquelas feitas por meio de um banco credenciado, é possível confirmar o status do pedido através do site do BNDES ou por meio do Fale Conosco. É preciso ter em mãos CNPJ da empresa, Proposta de Abertura de Crédito Fixo (PAC), Ficha Resumo da Operação (FRO) ou proposta da operação no BNDES, que serão utilizados como chave de consulta ao andamento da operação. No site do BNDES, em Serviços online, há as opções Consulta PAC ou Consulta FRO para que você possa, sem depender exclusivamente do agente financeiro, consultar o status de sua operação. Também é possível efetuar a consulta por escrito ou telefone por meio do Fale Conosco do BNDES.
Atenção: em pesquisa realizada nos sistemas do BNDES, foi identificada a atuação de alguns consultores que preenchem e protocolam “Informações para Análise Cadastral e de Crédito”, intermediando empresas que desejam obter financiamento, na modalidade direta, perante o BNDES. No entanto, esse tipo de preenchimento, apesar de gerar uma chave de acesso, não constitui, de maneira isolada, a formalização de uma solicitação de financiamento ao BNDES.
Como acompanhar pedidos de financiamentos diretos com o BNDES
O fluxo para solicitação de apoio direto no BNDES, de uma forma geral, compreende diversas etapas. A habilitação é a primeira etapa do processo de concessão, onde são analisados os aspectos cadastrais, de crédito e jurídicos dos clientes, grupo econômico e garantidores. O processo é iniciado com o envio dessas informações pelo Portal do Cliente. Acesse a página Habilitação para mais detalhes.
Para mitigar apresentações indevidas de processos em nome de nossos clientes, além de outras melhorias de segurança e usabilidade, o sistema Protocolo Online (POL) foi substituído pelo sistema Portal do Cliente, no qual é exigido o e-CNPJ no seu primeiro acesso. Em caso de dúvidas sobre o e-CNPJ, consulte nosso folheto explicativo.
Uma vez que a empresa esteja habilitada, poderá ser apresentada solicitação de financiamento. O sistema oficial para apresentação de pedidos de financiamento na modalidade direta é o Portal do Cliente.
Ressaltamos que o protocolo da habilitação e/ou solicitação de financiamento nos sistemas do BNDES não representa nenhuma garantia de que o crédito será concedido.
Phishing
Phishing ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social. O phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular.
Como evitar?
Não preencha formulários recebidos por e-mail solicitando informações pessoais, do seu cartão ou senhas, nem execute programas recebidos como anexos de e-mails. O BNDES não solicita essas informações.
Cartão BNDES – recomendações especiais
O Cartão BNDES é solicitado por meio da Internet, em seu portal, clicando-se no link “Solicite seu Cartão BNDES”. Para solicitar o Cartão BNDES Agro, deve-se clicar em ”Solicite seu Cartão BNDES Agro”.
- O BNDES não emite nem cancela os Cartões. O agente financeiro (banco emissor) é responsável pela aprovação do crédito, definição do limite e de garantias, entrega do cartão, extrato, renovação, cobrança, forma de pagamento e renegociação. Os pagamentos são feitos pelo titular do cartão diretamente ao agente financeiro.
- Não acesse o site do Cartão BNDES através de links em páginas de terceiros ou armazenado na sua lista de favoritos. É possível que um link falso o direcione para páginas fictícias e/ou maliciosas. Prefira preencher, no seu navegador, a URL completa (https://www.cartaobndes.gov.br).
- Não acesse o site do Cartão BNDES em estações públicas ou compartilhadas, como em cybercafés, lan houses e bares. É possível que o antivírus não esteja atualizado ou que algum programa de captura esteja sendo executado, o que coloca em risco a sua privacidade.
- Ao acessar o site do Cartão BNDES, o seu navegador deve exibir um cadeado que indica o estabelecimento de uma conexão segura com o site. Isso pode ser verificado na barra de navegação com a observação de um pequeno cadeado verde e a indicação de que o acesso é seguro.
- Não preencha formulários recebidos por e-mail solicitando informações pessoais, do seu cartão ou senhas, nem execute programas recebidos como anexos de e-mails. O BNDES não solicita essas informações.
- Verifique se o fornecedor está credenciado e se o produto, insumo ou serviço de seu interesse encontra-se disponível para compra no site do Cartão BNDES. Antes de aceitar a compra, busque referências do fornecedor e do item a ser adquirido.
- Nunca forneça cópia do seu cartão ou da sua numeração por escrito. Procure informar seus dados presencialmente ou a empresas que possuam estrutura de vendas via telefone e que realizem a gravação das ligações. Solicite ao fornecedor o compromisso de destruir essas informações após o uso e não armazená-las.
- Verifique periodicamente os lançamentos realizados em sua fatura. Em caso de discordância, entre em contato imediatamente com seu banco emissor, atentando para o prazo de contestação por ele definido.
- Sempre que fizer uma compra, acesse o site do Cartão BNDES, com CNPJ, login e senha, e avalie o fornecedor, clicando no link “Avaliar fornecedor”.
- Guarde os comprovantes de compra e confira a nota fiscal quando receber o produto.
- Em caso de dificuldades, sugerimos, primeiramente, o contato com a Ouvidoria do banco emissor. Se houver necessidade, é possível contatar também o Banco Central do Brasil, responsável pela fiscalização das instituições financeiras.
No que diz respeito a Cartão BNDES emitido pela Caixa Econômica Federal (Caixa), conforme orientação da própria instituição, caso a fatura não seja emitida em tempo hábil, a Caixa coloca à disposição dos seus clientes sua Central de Atendimento, 4004-9008 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 950 9008 (demais localidades), para consulta do valor da fatura. De posse do valor, o titular do Cartão BNDES poderá efetuar o pagamento:
- utilizando o código de barras de uma fatura anterior, necessitando apenas a atualização do valor;
- via terminais de autoatendimento ou nas agências da Caixa, para pagamento da fatura mediante fornecimento do número do cartão e valor do pagamento;
- ou por meio da sua agência de relacionamento, onde pode ser obtido o código de barras da fatura.
Questionamentos referentes a dificuldades de emissão de boletos/faturas do Cartão BNDES emitidos pela Caixa devem ser endereçados ao gerente de conta na Caixa ou para um dos seguintes canais de atendimento: Ouvidoria Caixa: 0800 725 7474;
Central de Atendimento da Caixa: Desbloqueio de cartões e demais assuntos: 3004 9192 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 014 9192 (demais localidades); ou SAC Caixa: 0800 726 0101.
Irregularidades na operacionalização do Cartão BNDES: Nos casos de irregularidades cometidas por Fornecedor cadastrado no Portal do Cartão BNDES, tais como não entrega de produtos financiados, atraso na entrega das mercadorias, venda sem emissão de nota fiscal, venda de produtos não cadastrados no Portal, venda de equipamentos que não respeitam o índice de nacionalização estabelecido por este Banco, o BNDES, preocupado com a qualidade de seus fornecedores credenciados, disponibiliza, no Portal de Operações do Cartão BNDES, um espaço destinado exclusivamente à avaliação do Fornecedor, por meio do qual o Beneficiário Final poderá, dentro dos últimos 12 meses, contados a partir da compra, registrar sua insatisfação, permitindo, dessa forma, que o BNDES adote as devidas providências, se for o caso.
Para tanto, os portadores do Cartão devem responder a um questionário de múltipla escolha disponível no Portal de Operações do Cartão BNDES, podendo ainda registrar o seu comentário.
Para preencher o questionário, o cliente deverá:
1) acessar o portal (https://www.cartaobndes.gov.br) com seu login e senha;
2) clicar no botão "avaliar fornecedor" existente na página inicial;
3) selecionar o pedido e fornecedor que deseja avaliar; e
4) escolher as opções de resposta do questionário e, opcionalmente, registrar comentários.
Outros problemas frequentes
Credenciamento no CFI: O credenciamento no Portal CFI obedece a uma fila de recebimento. O BNDES trabalha para que o tempo de análise seja o menor possível, entretanto a imprevisibilidade no volume de recebimento das demandas dos fornecedores impede o estabelecimento de um prazo fixo para o atendimento. Ressaltamos que a qualidade das informações enviadas contribui para celeridade do processo. Saiba mais sobre credenciamento de equipamentos.
Desinteresse dos Agentes financeiros: o BNDES não possui uma rede de agências, o que faz necessário, para permitir o atendimento aos interessados e a análise das solicitações recebidas, a utilização de instituições financeiras repassadoras de recursos, ampliando a capacidade de atendimento e o alcance geográfico do BNDES.
Os financiamentos com recursos do BNDES de valor inferior a 20 milhões de reais (com exceção de algumas linhas) são realizados na modalidade indireta, ou seja, através dessa rede de agentes repassadores. Praticamente toda a rede bancária está incluída nessa rede. Veja a relação completa.
No âmbito das linhas indiretas de financiamento, compete ao banco repassador a aprovação do financiamento, cabendo a ele verificar a capacidade de pagamento da empresa e as garantias necessárias, bem como eventual renegociação solicitada pela beneficiária, pois o agente é quem assume o risco da operação perante o BNDES. Em caso de dificuldades, sugerimos, inicialmente, o contato junto à Ouvidoria dos próprios agentes repassadores.
Venda casada: A concessão de financiamento com recursos do BNDES não está condicionada à compra de produtos financeiros oferecidos pelos agentes repassadores. Para questionar os procedimentos e os critérios adotados, sugerimos o contato diretamente junto à Ouvidoria do próprio agente financeiro, regulada pelo Banco Central do Brasil e obrigada, no âmbito dessa regulação, a registrar e dar tratamento às manifestações enviadas pelos usuários de seus serviços. O Banco Central do Brasil também oferece em seu Portal o Sistema de Registro de Denúncias e Reclamações, que pode ser acionado, caso não haja solução do evento no âmbito do agente financeiro.