RFI n° 02/2021 – Desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (Laudo de Avaliação Patrimonial: “Serviço D”)
Diante do Decreto nº 9.999, de 03.09.2019, qualificando a CBTU no âmbito do PPI, o BNDES está coordenando os estudos técnicos necessários para a desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.
No decorrer dos estudos, foi identificada a necessidade da reestruturação societária da CBTU. Por obrigatoriedade da Lei das S/A, tal reestruturação deverá ocorrer mediante a elaboração de laudos de avaliação a valor contábil.
Assim, o estudo a ser contratado é o “Serviço D” que engloba o serviço especializado em avaliação contábil para a emissão dos laudos de avaliação a valor contábil para fins de reorganização societária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.
Com a implantação da segregação patrimonial, haverá uma transparência sobre os reais custos de operação de cada superintendência da CBTU, o que facilitará o esforço de precificação dos ativos e reduzirá incertezas no processo de desestatização, uma vez que o objeto do leilão já estará segregado.
Além desses serviços, outros três Serviços (A, B e C) completam o conjunto de estudos contratados pelo BNDES para o Projeto. Dentre esses serviços, o “Serviço A” destaca-se pela segunda avaliação econômico-financeira independente (também tendo como base o modelo de venda a ser escolhido pelo CPPI), o “Serviço B” pelas Due Diligences, avaliação econômico-financeira da empresa e elaboração do modelo de desestatização, e o “Serviço C” pelos estudos para a outorga da concessão dos serviços públicos de transporte ferroviário de passageiros das regiões metropolitanas de Belo Horizonte/MG, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB e Natal/RN, operados atualmente pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.
Para dar seguimento à seleção dos interessados em executar tal Serviço, o BNDES preparou um formulário de mapeamento de competências - Request For Information (RFI) - a ser respondido pelas empresas que pretendem participar da próxima fase do processo de seleção que está sendo formalmente conduzido pelo Banco.
Serão convidadas a participar do processo de seleção para o “Serviço D” empresas que apresentem vastas experiências que envolvam auditoria contábil e emissão de laudos para fins de reestruturação societária empresarial.
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no link abaixo e encaminhá-lo para o e-mail cbtu@bndes.gov.br, até quarta-feira, dia 03 de fevereiro de 2021.
Fomulário RFI nº. 02/202 – Desestatização CBTU (Laudo de avaliação patrimonial “Serviço D”) (DOC - 54 kB)