Trabalhar no BNDES
Seleção de pessoal - Concursos
O ingresso efetivo de pessoal nos quadros do BNDES se dá mediante aprovação em seleção pública, dada a sua condição de Empresa Pública. A Administração do BNDES pretende manter a sistemática de seleção pública, com constituição de cadastro de reserva, para as carreiras que sejam consideradas necessárias à reposição de profissionais em nosso quadro de pessoal.
Informações pertinentes ao nosso processo seletivo são amplamente divulgadas pela imprensa.
Aberto
(cargo de Analista - ênfases (áreas de conhecimento): Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Análise de Sistemas - Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional)
Homologados
- Seleção Pública 2012
(cargos de Técnico Administrativo e Profissional Básico (formações Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia)
- Seleção Pública 02/2011
(cargos de Técnico de Arquivo e de Profissional Básico: Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Contabilidade, Comunicação Social e Economia)
- Seleção Pública 01/2011
(cargo de Profissional Básico: Engenharia)
- Seleção Pública 2010
- Seleção Pública 2009
- Seleção Pública 2008
- Seleção Pública 2007
- Seleção Pública 2006
- Seleção Pública 2005
- Seleção Pública 2004
- Seleções Públicas 2001 e 2002
Programa de Estágio
Orientações ao Interessado
Público-Alvo
Estudantes de nível superior dos cursos de Administração, Análise de Sistemas ou correlatos, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia e Engenharia, entre outros, de acordo com a necessidade.
Para atrair candidatos alinhados à missão institucional do BNDES, será avaliada a competência comportamental "Senso de propósito".
Além disso, com o objetivo de reduzir desigualdades ocasionadas por diferentes condições socioeconômicas, levamos em consideração na avaliação dos candidatos, alguns critérios objetivos como:
- Ser beneficiário de algum programa socioassistencial do governo federal, como bolsa família;
- Ser proveniente de família com renda de 1,5 salário mínimo per capita e autodeclarar-se negro, pardo ou índio;
- Serem beneficiários do PROUNI e FIES;
- Ter participado de projetos sociais, como pré-vestibular comunitário; e
- Ter concluído ensino médio na rede pública de ensino ou rede privada com a comprovação de bolsa integral.
Processo Seletivo
Para participar do processo de seleção, o estudante deve efetuar sua inscrição no site da Universidade Patativa do Assaré.
A seleção é composta de três etapas:
Primeira etapa
No momento de abertura de vaga, o Agente de Integração:
- Divulga a oportunidade;
- Analisa informações dos candidatos (ano, coeficiente de rendimento acumulado, vínculo ativo com instituição de ensino, etc.);
- Avalia competências comportamentais, via dinâmica de grupo;
- Aplica testes e redação;
- Seleciona os candidatos mais aderentes ao perfil solicitado pelo BNDES.
Segunda etapa
Os estudantes selecionados pelo Agente Integrador são avaliados pelo BNDES Essa etapa consiste em entrevista pessoal e/ou prova para verificação de competências técnicas e aderência do perfil comportamental dos candidatos.
Terceira etapa
Realização de exames médicos para verificar a aptidão física do candidato à vaga de estágio.
Pré-requisitos e documentos exigidos
Estudante deverá estar matriculado e com frequência regular, no mínimo, no terceiro período do nível superior ou correspondente.
Histórico escolar que comprove Coeficiente de Rendimentos Acumulados – CRA igual ou superior a 6 (seis) para carreiras de exatas e 7 (sete) nas demais carreiras.
Somente serão aceitos documentos oficiais ou, no caso de ser emitido pela Internet, será necessária a validação através de carimbo e assinatura do representante da Instituição de Ensino.
Duração e horário do estágio
O estágio terá a duração inicial de 180 dias, prorrogáveis até atingir o limite máximo de 720 dias ou data de conclusão do curso, o que ocorrer primeiro.
O estágio será de 6 (seis) horas corridas diárias, com horário definido em função da necessidade da Unidade demandante. Há ainda, com menor frequência, vagas com carga horária diária de 4 (quatro) horas e remuneração proporcional. A informação sobre a carga horária, remuneração e benefícios será publicada pelo agente de integração quando da divulgação da oportunidade.
Programa Jovem Aprendiz
O BNDES atende aos requisitos legais do Projeto Jovem Aprendiz, que tem por objetivo oferecer a adolescentes formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, caracterizada por atividades teóricas e práticas. O projeto visa à inserção de adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, no mercado formal de trabalho, contribuindo para a diminuição da principal causa do desemprego juvenil, que é a falta de experiência profissional.
No BNDES, o Programa vem sendo desenvolvido desde julho de 2007, na modalidade de Práticas Administrativas, por intermédio de contrato com organizações não governamentais, sem fins lucrativos, atuantes nas causas de adolescentes em situação vulnerável e na promoção de oportunidades de desenvolvimento para jovens.
O Programa é administrado pelo Departamento de Administração de Recursos Humanos e está atualmente vinculado à Gerência de Administração de Pessoal.
A atual turma do Programa Jovens Aprendizes é formada por 30 jovens, com um total de sete PCDs, dos quais três são PCDs intelectuais. Trata-se de uma ação inovadora, visando, principalmente, promover a inclusão efetiva desses grupos no mercado de trabalho.
Público-alvo
A faixa etária compreende maiores de 14 (quatorze) e menores de 18 (dezoito) anos, matriculados, no mínimo, no 9º ano do ensino fundamental, cujas famílias sejam cadastradas no Cadastro Único.
Processo seletivo
A cada 24 meses, são selecionados jovens pela organização não governamental contratada pelo BNDES, atualmente a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – RENAPSI. A próxima seleção deve ocorrer no início de 2026.
Duração e horários
O prazo de permanência no programa é de, no máximo, vinte e quatro meses. As atividades práticas são desenvolvidas em dois turnos nas instalações do BNDES e as atividades teóricas são desenvolvidas em jornada de quatro horas diárias, às 2as feiras, em local designado pela empresa terceirizada.
Remuneração e benefícios
Os aprendizes são remunerados com um salário-mínimo nacional por mês integralmente trabalhado, sendo assegurados os demais direitos trabalhistas e previdenciários. Além dos benefícios determinados em lei, recebem auxílio-refeição e assistência médico-odontológica.
Veja também: