Processos de Contas Anuais
Última atualização: 23 de agosto de 2024
Devido à natureza de suas atividades, o BNDES deve prestar contas anualmente aos órgãos de controle, evidenciando a boa e a correta aplicação dos recursos públicos, em conformidade com as normas às quais está submetido e o desempenho de sua gestão.
Objetivando a transparência deste processo e em atendimento à Portaria Nº 262 da CGU, de 30.08.2005, estão disponíveis na internet os Relatórios de Gestão do BNDES, de suas subsidiárias integrais e dos fundos administrados FND e FGPC. Os Relatórios de Gestão são parte integrante das Prestações de Contas e apresentam as metas estabelecidas, as ações realizadas e os resultados alcançados ao longo do exercício. Sua elaboração está de acordo com as diretrizes estabelecidas nos normativos expedidos pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria Geral da União.
A partir de 2018, com o intuito de promover maior accountability, o TCU decidiu adotar, para a Prestação de Contas Anual, as diretrizes da estrutura internacional de relato integrado para elaboração do relatório de gestão pelas unidades prestadoras de contas (UPC). Nessa perspectiva, esse documento precisa seguir a diretriz de clareza, mediante o uso de linguagem simples e de imagens visuais, de modo a transformar informações complexas em relatórios facilmente compreensíveis. Para atingir essas diretrizes, integrou-se o Relatório de Gestão ao Relatório Anual Integrado.
Exercícios anteriores
Quadro Sinótico das Contas do Sistema BNDES
- Exercício: 2009 a 2023 (DOCX - 37 kB)