O setor de infraestrutura tem influência direta na melhoria da qualidade de vida da população, na integração das regiões do país e na competitividade e produtividade das empresas.
O apoio do BNDES à infraestrutura chega aos brasileiros, por exemplo, na energia usada em suas casas, nas estradas que permitem a chegada de diversas mercadorias às suas cidades e nos aeroportos que utilizam em suas viagens.
Programa de Parcerias para Investimentos:
Conheça a atuação do BNDES no programa de concessões de infraestrutura no país.
Focos de atuação
No estímulo ao setor energético, merece destaque o financiamento à geração de energia hídrica, eólica, térmica, nuclear e de biomassa, além do apoio à transmissão, distribuição e racionalização do uso de energia.
Na frente de logística, o BNDES está presente na construção e modernização de rodovias, ferrovias, aeroportos, navegação, portos, terminais e armazéns. Outra iniciativa importante tem sido o apoio a projetos de mobilidade urbana, com foco em sistemas de transporte de alta e média capacidade para as principais regiões metropolitanas brasileiras.
Formas de apoio
O apoio à infraestrutura inclui financiamentos e participações societárias, e estimula a emissão de debêntures por projetos do setor como forma complementar de financiamento, unindo recursos do Banco e do mercado de capitais.
Leilões e concessões
O BNDES também auxilia os governos federal e estaduais na estruturação de concessões à iniciativa privada e de parcerias público-privadas.